1. Elabore uma lista de Verificaçõe certificando-se de que tudo está em condições para
poder ir para o campo de voo. Deverá ter mantido as baterias à carga durante a noite.
2. À sua chegada ao campo, antes de mexer no emissor, verifique o quadro Controlo de
Frequências. Só deverá ligar o seu rádio quando a sua frequência estiver disponível.
3. Se houver duplicação de Frequências, coloque-se perto de quem utiliza a mesma e
esteja atento aos que vãoo chegando, para ver se têm o mesmo cuidado;
4. Antes de descolar o seu aeromodelo, verifique: (a) se todas as superfícies móveis funcionam correctamente; (b) se o rádio tem alcance de emissão; (c) se os “trims” do rádio estão na posicão correcta;
5. Não faça incidir os gases de escape do seu motor na direcção dos outros praticantes;
6. Aconselhe o público a afastar-se, pois existem perigos inerentes ao funcionamento dos
modelos;
7. Observe as regras específicas dos recintos privados, cedidos obsequiosamente como Bases Militares e
Aeródromos Civis, etc., e especialmente não deite lixo no chão. Mantenha o campo
de voo tão limpo quanto o desejaria encontrar quando chega;
8. Controle a carga das suas baterias; se não tiver verificador de carga, faça no máximo
SEIS voos de 10 minutos;
9. Veja onde está o Sol e evite ficar encandeado com ele; não voe junto a cabos aéreos ou
outros obstáculos.
10. Depois do motor afinado e do teste com o modelo a 45o, certifique-se de que a Pista
está livre e prepare a sua descolagem avisando em voz alta: “VOU DESCOLAR”. Nunca
descole do “taxi-way” ou de junto da sua caixa de campo. Role até ao local de descolagem
11. Após a descolagem, execute sempre a volta inicial para o lado oposto de onde você se
encontra e de onde se situam os espectadores e os veículos; NUNCA execute quaisquer
manobras sobrevoando os locais referidos;
12. Não deixe o seu modelo distanciar-se demasiado: a definiçãao da sua atitude torna-se
precária e, se o motor parar, torna-se difícil trazê-lo de regresso;
13. Ao decidir aterrar, avise em voz em voz alta: “VOU ATERRAR”;
14. Em caso de emergência, ALERTE os demais para lhe facilitarem a manobra e para os
precaver do perigo;
15. Controle o tempo de voo, para não entrar em falta de combustível.