HANGAR 13
 
 
Home
O Hangar 13
A Historia H13
Orgaos Sociais
Estatutos e Regulamentos
Como ser Socio
Aeronautica
Aeromodelismo
Downloads
Links
Contactos
 
Visitante Nr.

 

Bem-vindo à nossa nova página Web!


Foi no início do ano de 2000 que surgiu a ideia de formar uma Associação que reunisse sob uma mesma designação um grupo já grande de entusiastas do Montijo, nos campos do Modelismo Rádio-Controlado, do Modelismo Estático e da Aeronáutica.

Alguns dados de natureza quantitativa podem ser apresentados neste momento em alguns sectores:

Automóveis rádio-controlados – a actividade que mais cedo se implantou no Montijo, há mais de 20 anos, pelas mãos de homens como Silvano Saraiva, António Nunes ou Gabriel Braço Forte, embaixadores da cidade (então vila) em alguns campeonatos nacionais e internacionais de onde trouxeram alguns títulos, como é o caso de S. Saraiva, 2 vezes campeão ional da modalidade.

Aeromodelismo – sem dúvida a modalidade que actualmente movimenta mais adeptos na nossa cidade. Existem hoje no Montijo 27 aeromodelistas. Movidos pelo entusiamo que os agarrra à modalidade, os aeromodelistas do Montijo representam anualmente a sua cidade em vários eventos nacionais e internacionais, o que lhes tem conferido, de Norte a Sul a designação de “o pessoal do Montijo”. O Aeromodelismo é uma actividade lúdica praticada a céu aberto que reúne praticantes de todas as idades e sexos, promovendo um estreitamento de das relações intergeracionais, cuja importância como factor de agregação social é, nos tempos que correm, sobejamente reconhecida.

Modelismo Estático – Uma modalidade que facilmente apaixona todos os que gostam de ocupar os seus tempos livres de forma criativa. Também neste sector o Montijo tem o seu campeão ma figura de Renato Gomes, um maquetista que já arrecadou vários primeiros lugares em competições nacionais e vários prémios internacionais, por exemplo, As finais do IPMS Inglaterra.

Aeronáutica – a edição do certame Montijo Aventura 2000 foi ponto de partida de um festival de acrobacia aeronáutica.Foi pedido ao Renato Gomes, se poderia organizar um evento com aviões reais de acrobacia, sem antecedentes curriculares. Foi com alguma dificuldade que se conseguiu convencer alguns pilotos espanhois a estarem presentes no Montijo. Ultrapassada esta dificuldade seguiu-se a parte burocratica. Nesta fase formou-se a equipe Renato Gomes e António Alves. O resultado foi visível nos anos seguintes. Mais de 30 pilotos, alguns campeões mundiais e as famosas patrulhas Marchevert e REVA evoluiram nos céus do Montijo.Tal acontecimento foi apenas possível graças à vontade e empenhamento de Renato Gomes e António Alves, que em estreita coloboração com a Câmara Municipal do Montijo desenvolveram, e ajudaram a edilidade nos contactos que viabilizaram o acontecimento. O sucesso que foi o festival aéreo de 2000 levou à realizaçao dos outros grandes festivais aeronáuticos (fotos festivais). Ficou sobejamente demonstrada a projecção (mais uma vez) da cidade do Montijo para fora dos seus limites territoriais dada a mediatização conferida ao referido festival.
Infelizmente os festivais estão actualmente interrompidos por falta de acertos de contas com o Hangar13 e por falta de financiamento.

A constituição de uma Associação como o HANGAR 13 traz como consequência próxima a inscrição na Federação Portuguesa de Aeromodelismo. Esta por seu lado, convida todos e cada um dos seus filiados (que são várias dezenas em Portugal), a inscrever no calendário nacioanal de provas, um evento que pode ser do tipo competição ou do tipo encontro nacional. Qualquer das realizações reúne, por norma, durante 1 ou 2 dias de um fim de semana, grande quantidade de aficionados da modalidade, oriundos de todas as partes do território e também de além fronteira.

A realização de um evento desta natureza, como corolário da normal actividade que, durante todo o ano, mantém constante e plenamente activa a prática da modalidade, tem como requisito imediato a existência de uma infraestrutura simples que pode ser resumida como uma faixa de terreno compactado ou asfaltado com cerca de 150 metros de comprimento e 25 de largura inserida numa área relativamente desprovida de obstáculos altos nas imediações. Presentemente, a prática da modalidade leva os praticantes e também os adeptos, simpatizantes e curiosos a deslocarem-se às várias pistas existentes no país.

Presentemente o HANGAR 13 possui um protocolo com um proprietário de um terreno (José Manuel Paiva), onde foi construída uma pista de 150x25 metros em terreno compactado(pista Hangar13). No entanto continuamos em busca de um local mais apropriado para construir uma nova pista que corresponda às exigências da FAI e da FPAM.

Para além do exposto e dentro de um contexto que se prende com o desenvolvimento da região do Montijo, fruto também do crescente afluxo populacional que tem vindo a escolher a NOSSA TERRA para estabelecer habitação, tendo ainda em consideração o ecletismo que tem levado o nosso Concelho a ser repetidamente referido pelos meios de comunicação nacionais e internacionaiss, reitera-se mais uma vez a necessidade e opurtunidade de constituir uma Associação que veio preencher um vazio num sector de actividades de ocupação de tempos livres que conhece, de forma inquestionável, o período de maior desenvolvimento da sua história.